SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Odontólogas de Moçambique conhecem Saúde Bucal de Florianópolis


Elas estavam acompanhadas de um representante do Ministério da Saúde do Brasil
 
O secretário adjunto da Saúde da capital, Clécio Espezim, recebeu nesta terça-feira a visita das odontólogas do Ministério da Saúde de Moçambique, Amália Mepatia e Paula Tocha. Elas vieram conhecer de perto o trabalho realizado no município de Florianópolis na área de Saúde Bucal. O  Assessor da Coordenação Nacional do Governo Brasileiro para este segmento, Edson Gomes, o Diretor de Atenção Primária da SMS, Daniel Moutinho e a Gerente de Programas Estratégicos, Márcia Del Castanhel, acompanharam o encontro.
 Na sequência a coordenadora desta área da SMS, Marynes Reibnitz, fez a apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas em Florianópolis. Ela destacou que o município conta atualmente com 47 Equipes de Saúde Bucal, 36 a mais que em 1994. Destas, 41 são do tipo 1 e seis do tipo dois. Além disso, a cidade conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas e Plantão 24 horas nas Unidades de Pronto Atendimento do Norte e do Sul da Ilha.
 Ela falou ainda sobre o trabalho realizado nas escolas através do Programa Saúde na Escola, que atendeu entre 2008 e 2010 mais de 23 mil alunos. Outro ponto apresentado foram os atendimentos a pacientes com necessidades especiais e internados em hospitais. Ela apresentou as odontólogas moçambicanas a aparelhagem portátil utilizada para atender usuários acamados que não possam ser levados a uma Unidade de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************