SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PRÊMIO BRASIL SORRIDENTE PARA FLORIANÓPOLIS

Conforme entendimento do Ministério da Saúde,

“a Saúde da Família é a estratégia prioritária para reorganização da atenção básica no Brasil, importante tanto na mudança do processo de trabalho quanto na precisão do diagnóstico situacional, alcançada por meio da adscrição de clientela e aproximação da realidade sócio-cultural da população e da postura pró-ativa desenvolvida pela equipe. A proposição pelo Ministério da Saúde das diretrizes para uma Política Nacional de Saúde Bucal e de sua efetivação, por meio do BRASIL SORRIDENTE, tem, na Atenção Básica, um de seus mais importantes pilares. Organizar as ações no nível da Atenção Básica é o primeiro desafio a que se lança o BRASIL SORRIDENTE, na certeza de que sua consecução significará a possibilidade de mudança do modelo assistencial no campo da saúde bucal” (SAÚDE BUCAL, 2008)[1].

O Conselho Federal de Odontologia criou o "Prêmio Brasil Sorridente"[2] em 2005, através da Resolução nº 065/2005, com o objetivo de incentivar as Prefeituras e premiar anualmente o município brasileiro que mais se destacar no atendimento odontológico da rede pública de saúde.
Cabe aos Conselhos Regionais de Odontologia de cada estado, no âmbito de suas atribuições, selecionar os municípios que se habilitaram, escolhendo os que melhor se destacaram em suas categorias, enviando representantes para a etapa nacional.
A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis foi agraciada com Menção Honrosa por ter se classificado em primeiro lugar na etapa estadual e segundo lugar na etapa nacional nos anos de 2010 e 2011. Este resultado, reconhecido pelo Secretário Municipal de Saúde, João José Cândido da Silva, é enaltecido em ofício dirigido aos profissionais da equipe de odontologia, onde o mesmo agradece o comprometimento desta com a saúde bucal da população.



[1] SAÚDE BUCAL. Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica, no 17. Brasília, DF, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************