SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Relato de Experiências e Rede de Atenção das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família em Florianópolis, SC




INTRODUÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS), possui 48 Centros de Saúde (CS) e todos contam com atendimento odontológico. Possui 39 Equipes de Saúde Bucal (SB) tipo I e 05 ESB tipo II, na Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Fazem parte desta rede de atenção 2 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que servem como referência às equipes locais. Das ações de saúde bucal realizadas destacam-se ações preventivas e curativas em todos os CS.

OBJETIVO

Relatar experiências de promoção de saúde na formação de hábitos saudáveis e conseqüente redução das doenças bucais, melhorando a qualidade de vida dos florianopolitanos.

AÇÕES   
      
1. Programa Capital Criança

Ao nascer, o bebê e a mãe recebem a visita de agente educadora do Programa na maternidade com a entrega de kit de primeiros cuidados do recém-nascido (Fig. 2), com a caderneta de saúde da criança e folders com orientações de uso do kit e sobre saúde bucal. É realizado o agendamento da primeira consulta do bebê aos 30 dias com o cirurgião-dentista no CS mais próximo à residência, além da consulta médica para o bebê e puérpera. A consulta de 30 dias com o cirurgião dentista (CD) poderá ser realizada em grupos ou individual dependendo da realidade local, e consultas periódicas subseqüentes.
Abaixo outras ações do Programa:
 •Garantia do agendamento para tratamento odontológico da gestante no Centro de Saúde (CS)  que iniciar o pré-natal.
 •Garantia do agendamento de consultas periódicas para acompanhamento/tratamento odontológico da puérpera/mãe até o bebê completar 1 ano.

2. Ações Coletivas em Saúde Bucal
        
As equipes de SB atuam junto ao Programa de Saúde na Escola (PSE), realizando procedimentos coletivos (PC) em creches e escolas municipais e estaduais das áreas de abrangência dos CS´s. Estas ações são realizadas  na faixa etária de 0 a 12 anos e  paulatinamente estão sendo ampliadas até 14 anos.
Entre os PC realizados temos: técnicas de escovação com macro-modelos (Fig.3); atividades interativas como teatro de fantoches (Fig. 4), o avental educativo em SB, álbum seriado e desenhos educativos, escovódromo portátil (Fig.5) para a escovação supervisionada, escovação com flúor-gel  de acordo com necessidade individual.
São realizados exames clínicos nas crianças para diagnóstico e planejamento das ações de promoção de saúde e as crianças são encaminhadas aos CS’s quando tem necessidades de atendimento clínico. 
São realizadas palestras para professores e pais nas reuniões pedagógicas com orientações em SB.
As equipes de SB também atuam em grupos nos CS’s, com orientações para gestantes, idosos, adolescentes e na abordagem anti-tabagismo.

3.Procedimentos Clínicos
        
São realizados procedimentos clínicos de atenção básica odontológica  em todos os CS’s.
O planejamento de cada unidade de saúde definirá a melhor maneira de organizar a agenda de acordo com a realidade da demanda local.
Como suporte à atenção básica realizada nos CS’s, a rede pública de Florianópolis conta com atendimento às urgências e emergências odontológicas, 24 horas, nas duas Unidades de Pronto Atendimento – UPA, localizadas uma no norte e outra no sul da Ilha.
A educação permanente é oferecida aos profissionais por meio de reuniões técnicas mensais e cursos específicos. Recentemente foi concluída a capacitação de Câncer de Boca, a fim de fomentar a detecção precoce do câncer.

4. Serviços Especializados
         
A SMS possui atualmente 2 CEOs, com atendimento nas especialidades de  Endodontia, Periodontia, Cirurgia Buco Maxilo Facial, Atendimento a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais e Odontopediatria.
Com a implantação dos CEOs, o município organiza a atenção secundária à saúde, oferecendo retaguarda às equipes básicas e ampliando o atendimento à população. 
O acesso ao CEO se dá por encaminhamento dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Básica, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.
           
5. Visita Domiciliar

As equipes de SB realizam visitas domiciliares com finalidade de atender a diversas demandas da população adstrita, entre elas o atendimento clínico domiciliar, auxiliado pelo equipamento odontológico portátil (Fig 6), orientações sobre os cuidados com pacientes acamados para a família ou cuidador, entre outras.
As atividades de assistência odontológica oferecidas no domicílio ficam restritas aos casos em que o paciente apresente necessidade, dependendo da gravidade do quadro geral do paciente, da urgência do atendimento odontológico, do grau de aceitação do usuário, das condições que o domicílio apresenta, da biossegurança e dos tipos de procedimentos a serem realizados.
           
CONCLUSÃO

Com este conjunto de ações, o uso do creme dental com flúor, a fluoretação das águas de abastecimento público, a implementação das ações de promoção de saúde em SB, a busca de ambientes mais saudáveis, Florianópolis viu seu índice CPOD aos 12 anos chegar a 0,76 em 2008 (LACERDA et al, 2009) com uma  redução no índice de cárie em 72% nos últimos 15 anos.

“Aos poucos a equipe da ESF, que está em construção em Florianópolis, e a população, que através do vínculo profissionais-usuários irão absorvendo os  paradigmas de promoção de saúde e juntos no dia a dia trabalhando pela melhoria da qualidade de vida nas comunidades e CS, norteados pelos princípios do SUS, encontrarão o equilíbrio necessário às adversidades e soluções...”


***Ana Cláudia B. S. Cimard, CD PMF Doutora em Odontologia - área  Odontologia em Saúde Coletiva / UFSC/2009. anabaladelli@gmail.com
   *Jacqueline Camilli de Vasconcellos Back, C.D. PMF/SMS , Distrito Sanitário Leste; Mestre em Odontologia – área Odontologia em Saúde Coletiva/UFSC/2003 .jackiecvback@uol.com.br
**Marynes Terezinha Reibnitz, CD, Coordenadora de Saúde Bucal da PMF, Mestre em Odontopediatria/ UFSC. Marynes@pmf.sc.gov.br

                                                      Referências
1.         Protocolo de Atenção à Saúde Bucal de Florianópolis, SMS de Florianópolis, 2006.
2.         Cadernos de Atenção Básica, n 17, Saúde Bucal, Ministério da Saúde, Brasília,DF.2006.
3.         LACERDA, J.T. et al. Condição de saúde bucal em escolares de 12 anos de idade residentes em Florianópolis, 2009./no prelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************