SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Florianópolis reduz em 72% os índices de cárie dentária aos 12 anos de 1995 a 2008.



Marynes T. Reibnitz; Jacqueline C. de V. Back; Josimari T. Lacerda et. al

INTRODUÇÃO

Em 1995 o índice de cárie dentária CPO-D aos 12 anos, na capital catarinense, era de 2,71. Em 2003, o SB Brasil, apontou índice CPO-D aos 12 anos de 2,31 para a região sul. Florianópolis sentiu então a necessidade de realizar novo levantamento epidemiológico, em 2008, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.            

OBJETIVO

Conhecer a prevalência de cárie dentária, oclusopatias e fluorose dentária em escolares de 12 anos em residentes do município de Florianópolis/SC.

METODOLOGIA

Trata-se de um inquérito epidemiológico, envolvendo setores censitários do município, agrupados segundo condição de vida em quatro grupos. Os educandos, após serem identificados em seus domicílios foram examinados nas escolas, numa parceria do Departamento de Saúde Pública da UFSC e SMS/PMF. Uma equipe de Cirurgiões-Dentistas da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, treinada e calibrada previamente pela UFSC, realizou os exames (n=637) durante o ano de 2008.  Além da cárie dentária (CPO-D), analisou-se fluorose dentária (índice de Dean) e oclusopatias (overbite, overjet, mordida aberta, mordida cruzada anterior e posterior).  Os indicadores e critérios seguiram as recomendações da OMS (1997).

RESULTADOS e DISCUSSÃO
 
Morbidades (2008)
n
%
Cárie Dentária


Presença de dentes permanentes com cárie
149
23,4
Presença de perda dental devido à cárie
9
1,4
Presença de dentes com restauração devido à cárie
91
14,3
Presença de dentes com algum histórico de cárie
217
34,1
Oclusopatias


Overjet
71
11,1
Mordida aberta
21
3,3
Mordida cruzada anterior
57
8,9
Mordida cruzada Posterior
37
5,8
Fluorose dentária


Leve
91
14,3
Moderada
12
1,9

 A severidade da doença cárie foi analisada na dentição permanente, como indicado pelo índice CPO-D, cujo resultado foi de 0,76 (DP=0,5), dentro da meta estabelecida pela OMS para o ano 2010 CPO-D ≤ 1.  Constatou-se que 50% dos escolares estavam livres de cárie e que poucos indivíduos apresentaram elevado índice de ataque da doença. Em 1995 foi encontrado um CPO-D = 2,71 aos 12 anos e em 15 anos verificamos uma redução de 72%.

 
Ações desenvolvidas pelas Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família:
  • acompanhamento das crianças já no pré-natal, o atendimento do Programa Capital Criança, que garante o agendamento de consulta para o recém-nascido com o dentista aos 30 dias de vida com dia e hora marcados, antes da alta da maternidade e segue com atendimentos semestrais, ou nas intercorrências, até os 10 anos de idade;
  • implementação das ações de promoção de saúde em saúde bucal, com a garantia da presença da equipe de saúde bucal semanalmente nas creches, núcleos de educação infantil e escolas com distribuição trimestral de escovas aos alunos cadastrados no programa saúde na escola, com estímulo à escovação supervisionada, e as ações educativas e interativas com os alunos nas salas;
  • encaminhamento das crianças com necessidade de tratamento ao Centro de Saúde mais próximo à sua casa através da ESF;
  • ações de Vigilância à Saúde com a fluoretação das águas de abastecimento público e a distribuição e garantia do creme dental fluoretado e escovas dentais aos escolares;
Tais ações fundamentaram a redução do índice CPO-D em Florianópolis.

CONCLUSÃO

Algumas ações contribuíram para redução dos níveis de cárie, levando nosso município a dados comparáveis a países de primeiro mundo e a redução de 72% do índice CPO-D aos 12 anos de idade nos últimos 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************