SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

SAÚDE BUCAL: Brasil Sorridente Indígena pretende zerar necessidades odontológicas nas aldeias



LOC/REPÓRTER: Dentistas capacitados prontos para cuidar da saúde bucal de índios nas aldeias mais distantes. Esse é o objetivo da oficina de capacitação de profissionais do Brasil Sorridente Indígena, realizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde. Fazem parte da qualificação os profissionais de saúde bucal de três Distritos Especiais de Saúde Indígena, entre eles, Xavante, no Mato Grosso, Alto Rio Solimões, no Amazonas e Alto Rio Purus, no Acre. O técnico da Coordenação Geral da Atenção Primaria à Saúde Indígena, André Martins, afirma que essa é a primeira política nacional elaborada especificamente para tratar da saúde bucal desses povos. O coordenador explica como vão funcionar as duas fases do projeto.

TEC/SONORA: técnico da Coordenação Geral da Atenção Primaria à Saúde Indígena do Ministério da Saúde – André Martins
"Na primeira fase nós vamos entrar com o esforço concentrado no sentido de zerar as necessidades odontológicas acumuladas historicamente. A fase dois do programa é a proposta de reorganizar o modelo de atenção á saúde por meio do investimento em equipamentos odontológicos aplicados a cada realidade indígena".

LOC/REPÓRTER: O coordenador responsável pelo Programa da Saúde Bucal, no Distrito Especial de Saúde Indígena no Alto Rio Solimões no Amazonas, Roberto Carlos da Silva Veloso, ressalta que a iniciativa a partir de agora vai facilitar o acesso às aldeias.

TEC/SONORA: coordenador responsável pelo Programa da Saúde Bucal, no Distrito Especial de Saúde Indígena no Alto Rio Solimões - Amazonas.
"As aldeias que a gente estava com dificuldade de atender a gente vai atender com mais facilidade agora. O projeto prevê tudo, essa estratégia de levar o atendimento para aquelas pessoas que estavam fora do sistema do serviço".

LOC/REPÓRTER: Ao todo, serão investidos mais de quarenta milhões de reais para a contratação de profissionais, aquisição de consultórios portáteis, equipamentos de apoio e material de consumo.

Reportagem, Alexandre Penido

Produção da Web Rádio Saúde/Agência Saúde - Ascom/MS
Confira a programação ao vivo, notícias e podcasts da Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************