SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Programa leva atendimento médico e odontológico às escolas



Programa garante o atendimento odontológico e diagnóstico precoce de problemas da visão de forma itinerante. Vinte estados já aderiram

Crianças de 20 estados do país passarão a contar, a partir do segundo trimestre, com consultórios oftalmológicos e odontológicos itinerantes na porta de suas escolas. A ação, que faz parte do projeto “Consultórios Itinerantes”, visa levar atendimento gratuito para estudantes de escolas públicas e identificar precocemente problemas da visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes.
O programa é resultado da parceria com o Ministério da Educação, responsável pela compra e manutenção dos caminhões que viram consultórios. Já o Ministério da Saúde entra com a manutenção dos consultórios e dos materiais que serão utilizados.
“Problemas de vista são comuns em crianças e atrapalham no desenvolvimento escolar por conta dos seus efeitos, como sonolência, distração, dores de cabeça, entre outros, que acabam causando desinteresse da criança pela escola”, destaca Raquel Turci, coordenadora do Programa Saúde da Escola, do Ministério da Saúde.
Uma das finalidades dos consultórios itinerantes oftalmológicos é oferecer gratuitamente aos estudantes do Programa Saúde na Escola (PSE), procedimentos de baixa complexidade em oftalmologia como consultas, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos (exame de fundo de olho), retirada de corpo estranho, entre outros.
Os exames clínicos e os atendimentos serão realizados nos municípios atendidos pelo PSE, por profissionais da saúde, residentes ou estudantes, conforme definição dos Hospitais Universitários Federais, desde que observada a devida responsabilidade técnica.
Ao todo serão 37 veículos, cada um com dois consultórios, que atenderão os estudantes do PSE. Inicialmente as clínicas itinerantes oftalmológicos deverão atuar nos municípios onde se localizam os Hospitais Universitários, com posterior interiorização do atendimento. A intenção é atender a todos os municípios que aderiram ao PSE.
Além do atendimento oftalmológico, os estudantes também terão a sua disposição 34 veículos cada um com dois consultórios odontológicos. A unidade móvel é estruturada em veículo devidamente adaptado e equipado para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal. Os consultórios são preparados para procedimentos simples, comorestaurações e extrações, limpeza e aplicação de flúor, além do trabalho educativo com orientação para a escovação.
PSE- As ações do PSE programa tem por objetivo examinar e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.
O Ministério da Saúde autorizou, em dezembro de 2011, o repasse de R$ 108 milhões referente aos 2.271 municípios que aderiram ao PSE no ano passado, sendo que R$ 65,7 milhões serão destinados aos municípios que fazem parte do Mapa da Miséria. Outros 229 municípios aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.

INSTITUIÇÕES QUE ENCAMINHARAM TERMO DE ADESÃO AO PROJETO

UF
Cidade
IFES
Hospital
Especificação  do Serviço
Quant. Baús
Quant. Cavalos
AM
Manaus
UFAM
Hospital Universitário Getúlio Vargas
ODONTO
1
1
/OFTALMO
1
BA
Salvador
UFBA
Hospital Universitário Prof. Edgard Santos
ODONTO
1
1
/OFTALMO
1
CE
Fortaleza
UFC
Hospital Universitário Walter Cantídio
ODONTO
2
1
/OFTALMO
2
DF
Brasília
UNB
Hospital Universitário
ODONTO
2
1
/OFTALMO
1
GO
Goiânia
UFG
Hospital das Clínicas
ODONTO
1
1
/OFTALMO
2
MG
Juiz de Fora
UFJF
Hospital Universitário
ODONTO
1
1
/OFTALMO
2

Uberaba
UFTM
Hospital Escola
ODONTO
1
1
/OFTALMO
2

Uberlândia
UFU
Hospital de Clínicas
ODONTO
2
1
/OFTALMO
2

Diamantina
UFVJM
Univ. Fed. dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
ODONTO
2
1
MA
São Luiz
UFMA
Hospital Universitário
ODONTO
1
1
/OFTALMO
2
MS
Campo Grande
UFMS
Hosp. Universitário Maria Aparecida Pedrossian
ODONTO
1
1
/OFTALMO
1
MT
Cuiabá
UFMT
Hospital Universitário Júlio Muller
OFTALMO
2
1
PA
Belém
UFPA
Hospital Universitário João de Barros Barreto
ODONTO
2
1
Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
OFTALMO
2
1
PB
João Pessoa
UFPB
UFPB - Hospital Universitário Lauro Wanderley
ODONTO
2
1
/OFTALMO
2
PE
Recife
UFPE
Hospital das Clínicas
OFTALMO
2
1
PR
Curitiba
UFPR
Hospital de Clínicas
ODONTO
2
1
/OFTALMO
2
PI
Teresina
UFPI
Hospital Universitário
ODONTO
2
1
/OFTALMO
2
RN
Natal
UFRN
Hosp. de Ped. Prof. Heriberto F. Bezerra
ODONTO
1
1
Hospital Universitário Ana   Bezerra
ODONTO
2
1
Hospital Universitário Onofre Lopes
OFTALMO
1
1
RJ
Rio de Janeiro
UFRJ
Hospital Escola São Francisco de Assis
ODONTO
1
1
Faculdade de Odontologia da UFRJ
ODONTO
2
1
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho
OFTALMO
1
1
RS
Pelotas
UFPEL
Hospital Escola
ODONTO
1
1
/OFTALMO
1
Rio Grande
FURG
Hosp. Universitário Dr. Miguel Riet Correa Júnior
OFTALMO
2
1
Santa Maria
UFSM
Hospital Universitário
ODONTO
1
1
/OFTALMO
1
SC
Florianopolis
UFSC
Hosp. Universit. Polydoro   Ernani de São Thiago
OFTALMO
1
1
SE
Aracajú
UFS
Hospital Universitário
ODONTO
2
1
/OFTALMO
1
SP
São Carlos
UFSCAR
Universidade Federal de São Carlos
ODONTO
1
1
São Paulo

UNIFESP

Hospital São Paulo

OFTALMO

1

1

TOTAL DE BAÚS OFTALMOLÓGICOS:
37

31
TOTAL DE BAÚS ODONTOLOGICOS:
34


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************