SAÚDE BUCAL

“Garantir uma rede de atenção básica articulada com toda a rede de serviços e como parte indissociável desta; [...] assegurar a integralidade nas ações de saúde bucal, articulando o individual com o coletivo, a promoção e a prevenção com o tratamento e a recuperação da saúde da população adstrita.” Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Minas e Pará recebem investimento na saúde bucal


01/09/2011
 
O Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente, assinou portaria 2.063 publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial da União, no qual credencia três municípios a receberam uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), cada. O benefício vai ampliar o acesso ao tratamento dentário de populações localizadas em áreas rurais isoladas e com grande extensão geográfica, nos municípios de Lagoa Dourada (MG), Rio Vermelho (MG) e Bagre (PA).Cada UOM tem capacidade para atender uma média de 350 pessoas por mês e é composta por cadeira odontológica, kit de pontas, cadeira, refletor, amalgamador, fotopolimerizador (utilizado para preparar o material de restauração), raio-X odontológico e autoclave (usado na esterilização do material).As unidades também possuem ar-condicionado, pia para lavagem de mãos, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma espécie de carroceria para o transporte do gerador que fornece energia ao consultório móvel.Ao todo, quase 50 mil pessoas serão beneficiadas com atendimento das UOM. Outros municípios – Além das UOM, o Ministério da Saúde assinou outra portaria visando à melhoria na saúde bucal dos brasileiros. A portaria 2.064 credencia 57 cidades em 16 Estados a receberem o incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da estratégia Saúde da Família.

Fonte site MS www.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AAAA**************************ÚLTIMAS POSTAGENS*************************AAAA

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Todos os 49 (quarenta e nove) Centros de Saúde de Florianópolis possuem atendimento odontológico. São realizadas atividades de prevenção como profilaxias, aplicação de selantes e de flúor gel, restaurações dentárias, extrações.

No ano de 2008 foram realizados mais de 140.000 procedimentos odontológicos pelos 85 (oitenta e cinco) Cirurgiões-Dentistas dos Centros de Saúde.

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível que estes pacientes vão às unidades de saúde para receberem o atendimento.

*******COMENTÁRIOS CRÍTICAS SUGESTÕES******* *********************************************AQUI*******************************************